10 benefícios do açúcar na saúde do organismo

Além de sua injusta fama como responsável por inúmeros problemas de cárie, obesidade ou diabetes, o açúcartem qualidades que beneficiam a saúde, desde que seu consumo seja moderado. Assim, antes de renunciar a ela, conheça 10 segredos dessa delícia que agrada a crianças e adultos:

  • A primeira coisa que você deve saber é que o açúcar não é o mesmo que a glicose. A primeira é um derivado da cana ou da beterraba, e a segunda recebe o organismo através do consumo de alimentos diversos, o que significa que o açúcar pode se transformar em glicose, passar à corrente sanguínea e fornecer energia para as células do corpo.
  • O açúcar é um carboidrato simples, por isso, é fonte de energia de rápido consumo, o que fornece ao organismo o “combustível” necessário para o funcionamento de diferentes órgãos, como o cérebro e os músculos. Isso explica por que o café da manhã costuma incluir sabores doces e é a refeição mais importante do dia, já que as várias horas de jejum, fazendo com baixo nível de glicose no sangue.
  • Tem importante efeito antidepressivo. Sabes tu agora, por que não há festa sem bolo? Pode parecer simples, mas na realidade, o açúcar, a ativação de um mecanismo fisiológico que aumenta a concentração de neurotransmissores cerebrais, ajuda a superar esse estado, e nos coloca de muito bom humor.
  • Quando se adiciona açúcar à cereais, iogurte ou biscoitos, por exemplo, tende a melhorar o seu sabor, além disso, se se trata de alimentos que fornecem outras substâncias importantes como vitaminas e minerais), um pouco de açúcar não diminuirá o nível de nutrientes, nem fará com que o consumidor tenha que ir ao dentista. Em contrapartida, a falta de hábitos de higiene pode levar a problemas com a saúde dental que devam ser atendidos com urgência pelo dentista, começando por cárie.
  • As evidências científicas não têm provado que existe relação entre o consumo de açúcar e o desenvolvimento de diabetes. Em contrapartida, o que se sabe é que devem ser evitados a todo o tipo de alimentos de alta densidade energética, ou seja, de alto teor de gordura para diminuir o risco não só de esta doença, também de obesidade.
  • Durante a infância o consumo de açúcar é fundamental, uma vez que as necessidades de energia de crianças em idade de desenvolvimento são muito grandes e este alimento oferece excelente contribuição para a sua atividade diária, não obstante, isso não significa que devam ser consumidas sem controle.
  • Também na adolescência e juventude, fases de crescimento e actividade física e mental, o açúcar é boa fonte de energia, por isso é preciso manter uma dieta equilibrada que inclua os hidratos de carbono, proteínas e gorduras necessárias para evitar problemas de desnutrição ou sobrepeso.
  • Na idade adulta, pode tornar-se “fiel companheiro”, desde que não se caia no excesso ou que haja contra-indicação médica. As pessoas de idade avançada, em que o sentido do gosto começou a reduzir-se, experimentar comidas doces pode animarlas a seguir alimentando-se para combater estados de fraqueza ou depressão.
  • A maioria das dietas para emagrecer faz pouco tempo depois de ter começado, porque não são apetecíveis e se esquece da importância de um dos sentidos principais: o gosto. De fato, sabe-se que os seres humanos estão programados para preferir os sabores doces desde o nascimento, assim que qualquer regime eficaz para perder peso, não deve excluir esse sabor.
  • O açúcar perde o seu lado “amigável” quando é acompanhado do termo “adicionada”. Uma dieta saudável contém naturalmente certa quantidade incluída em cereais, pães e sucos, entre outros alimentos; no entanto, se cada vez que nos sentamos à mesa consumimos grandes quantidades de alimentos processados, estamos oferecendo ao nosso organismo adoçantes “adicionados”, isto é, provenientes de frutose (xarope de milho de alta frutose), cujo abuso pode levar ao excesso de peso.
  • Lembre-se que os excessos são sempre maus, por que agora que se sabe em que medida o açúcar guarda relação com problemas de saúde , como cáries, diabetes e excesso de peso e que benefícios pode trazer,é momento de gerenciar melhor o seu consumo, para não renunciar a essa carícia ao paladar!

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