10 maneiras de perder peso depois dos 40

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Se você tem 40 anos ou mais, com certeza já reparou que cada vez é mais fácil ganhar peso do que perdê-lo. Oferecemos 10 dicas para combater o excesso de peso que aparece ao atingir a maturidade, o ponha-os em prática todos os dias e cuide de sua saúde!

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1. Não se pular a primeira refeição do dia! Um café da manhã saudável, por exemplo, à base de aveia ou pão integral com frutas, irá ajudar a reduzir a sensação de fome te assalta a meio da manhã e te motiva a tentar biscoitos, chocolates ou qualquer “comestível” que você encontra na sua bolsa ou na gaveta de sua mesa.

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2. Em cada refeição, preencha metade do seu prato com frutas e vegetais, assim ganhará mais nutrientes e menos gorduras e calorias do que se faz com carne, laticínios ou massas; além disso, irá ajudá-lo a ficar [email protected] mais rapidamente. Inclusive, pode tomar estes alimentos como refrigerante, em substituição de outros com gorduras ou açúcares em abundância.

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3. Come-se menos pelo a tarde e noite. Se obtiver a maioria de suas calorias nas refeições realizadas antes das 15:00 ou 16:00 horas, pode perder mais peso do que se você tem um jantar abundante, por noite, quando o corpo deixa de queimar calorias, pois se dispõe a descansar e armazena a gordura que não usa.

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4. Aprenda técnicas de cozimento mais saudáveis! Grande parte de gorduras e calorias que consumimos provém da forma em que você prepara seus alimentos. Em vez de freírlos, empanizarlos ou dorarlos com manteiga, procura assar ou cozedura ao vapor e evite os pratos temperados com molhos cremosos.

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5. Muitas pessoas se tornam menos ativas, segundo avança o tempo, pelo que seu corpo geralmente requer menos calorias para funcionar durante 20 ou 30 anos de idade. Se é o seu caso, consome porções de alimentos mais pequenas e renúncia a repetir pratos, algo que, talvez, levar a cabo mais por costume do que por fome.

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6. Muda refrigerantes, café, chá ou qualquer outra bebida que deve tornar um hábito por sua apresentação com zero calorias ou, melhor ainda, água natural. A quantidade de açúcar que você ingere diariamente através de bebidas pode ser uma das principais culpados da “desaparecimento” de sua cintura, além de que aumenta o risco de diabetes.

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7. Ter que desabotonar a camisa depois de comer ou adicionar piercings ao cinto para fechá-lo, é sinal de que você deve eliminar as cervejas que acompanham seus almoços, jantares e qualquer reunião com os amigos. Uma cerveja de 355 ml contém 148 calorias, em média, que ao multiplicar por todas as costume de beber, explica parte de seu excesso de peso (e isso que a cerveja é uma das bebidas alcoólicas menos calóricas).

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8. O exercita-se! A vida de um adulto, em média aos 40 não tem que ocorrer apenas em dois cenários (escritório e casa). Abra espaço em sua agenda para realizar alguma atividade física moderada 2 ou 3 vezes por semana; se o dia te deixa pouco tempo, toma aulas de salsa ou rumba à noite, o baile é uma ótima e divertida maneira de se manter saudável e de bom humor.

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9. ¡Dorme mais! As pessoas que não gostam cada noite de sono têm maior risco de obesidade, pois as alterações do sono provocam mudanças nos hormônios, encarregadas de regular o apetite (grelina e leptina). Ao dormir pouco e mal, o seu cérebro recebe sinais de que o corpo está com fome e aumenta a ingestão de alimentos.

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10. Confira a tireoide. Se você comer de forma saudável e se exercita com frequência, mas não pode baixar de peso, a sua tiróide poderia ser a responsável. Quando esta glândula não trabalha como deve (especialmente em mulheres), é comum ganhar peso, sofrer fadiga, dores musculares e/ou depressão. Vai ao médico para receber diagnóstico e tratamento adequado.

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Ter excesso de peso, especialmente na região abdominal, aumenta o risco de desenvolver doenças do coração e vasos sanguíneos (a gordura ao redor do estômago estreita e endurece as artérias), diabetes e alguns tipos de câncer. ¡Melhorar seus hábitos a partir dos 40 anos e elevar sua qualidade de vida por muitas décadas mais!

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