Alimentação ideal para o desenvolvimento dos filhos

Terça-feira 21 de março de 2017, 12:36 pm, última atualização.A alimentação ideal para os nossos filhos

A alimentação deve ter um equilíbrio entre as gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. Em crianças, pelo seu processo de desenvolvimento, é ainda mais importante. Abaixo são mencionados os compostos que não devem faltar na dieta de crianças, e o que acontece se isso chega a acontecer.

Vamos começar a vitamina A, presente na cenoura, banana, espinafre, gema de ovo, feijão, fígado, queijo e manteiga. É essencial para o desenvolvimento e crescimento do corpo, além de que ajuda na cura de doenças infecto-contagiosas e no fortalecimento da retina do olho para que não tenha dificuldades para ver de noite. No entanto, ao não estar presente, perde-se em importante apoio na recuperação de doenças de pele, a reconstituição de tecidos e a cicatrização de feridas.

Por seu lado, a vitamina C favorece a formação de anticorpos, aumentando a resistência às infecções e ajuda a que o ferro agir, evitando anemia, entre outras funções. Não obstante, a sua falta prolongada produz os tecidos do corpo enfraquece (escorbuto) e dores nas articulações. O seu relacionamento com a pele?, ajuda na geração de colágeno (essencial para a consistência da pele e cabelo), evita o sangramento de gengivas e o aparecimento de nódoas negras espontâneas. A vitamina C está presente em quase todas as frutas e legumes, além de atum, leite integral e gema de ovo.

Outra vitamina fundamental para o crescimento dos ossos dos caras é a vitamina D, que, ao contrário das anteriormente mencionadas não se ingere, mas se forma na pele os efeitos dos raios uv. Por tal razão é muito importante que as crianças tomem banho de Sol com frequência. Quando isso não acontece, pode dar origem a uma doença chamada raquitismo, que amaciam os ossos do crânio, e pode afetar seu desenvolvimento normal.

A falta de minerais como o ferro pode causar anemia, que ponha em risco o desenvolvimento de capacidades físicas e intelectuais. Outros, como o fósforo, potássio e sódio, que influenciam a formação e fortalecimento de dentes e ossos, na síntese de proteínas e ajudam a manter o equilíbrio adequado de água no organismo. Por isso, o pequeno deve comer peixe, frutos do mar, arroz, legumes e frutas.

É igualmente importante que você consuma aminoácidos, componentes essenciais das proteínas, como a L-lisina, já que, a não estar presente na alimentação, a criança será propenso a sofrer lesões na pele, você terá pobre musculatura, seu cabelo será frágil e magro, além de que, manifestar-se atraso no seu crescimento.

O bom desenvolvimento das crianças está nas mãos de seus pais. Não descuidemos e sejamos parte de seu crescimento saudável.

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